
Anima Potiguar
Entre 2008 e 2018, estudantes do curso de Design Gráfico da UNP (Universidade Potiguar) criaram dezenas de animações curtas, abordando temas como cultura local, diversidade, ecologia e questões sociais. Sob a orientação de seus professores, esses jovens transformaram ideias em obras visuais incríveis, que agora estão preservadas e podem ser compartilhadas com o mundo.
Para conhecer o acervo completo e muito mais informações sobre esse projeto, faça o download do nosso e-book pelo link abaixo:

Criatividade sem limites!
Essa vivência proporcionou aos estudantes a oportunidade de experimentar diferentes técnicas de animação: 2D, stop motion, 3D e entre outras.
Mais do que técnica; é arte, poesia e movimento. Cada animação é um reflexo da criatividade e do esforço coletivo que resultou em curtas que produziram um aprendizado significativo.
Práticas em Sala de Aula
Antes de produzir as animações do projeto interdisciplinar, os estudantes trabahavam suas habilidades e desenvolviam novas competências por meio de atividades práticas. Abaixo, alguns estudos realizados na disciplina de Expressão gráfica, com orientação do Prof. Luiz Elson.

Criação: Júlio César

Criação: Lairton Trindade

Criação: Ednilson

Criação: Não informado

Criação: Esdras Melo

Criação: Gabi

Criação: Fabiana Souza

Criação: Esdras Melo

Criação: Illana Falcao

Criação: Não informado

Criação: Julie Anne

Criação: Não informado

Criação: Não informado

Criação: Marcelo Matheus

Criação: Elson

Criação: Edlene Assis

Criação: Raissa Bulhões

Criação: Felipe Augusto

Criação: Esdras Melo

Criação: Mônica

Criação: Julie Anne

Criação: Arthur Ricardo

Criação: Mônica

Criação: Vanessa Aquino

Criação: Esdras Melo

Criação: Layla Delgado

Criação: Paulo Victor

Criação: Layla Delgado

Criação: Layla Delgado

Criação: Hiago Fernandes

Criação: Layla Delgado

Criação: Italo Fernandes

Transformação Social
Bullying, desigualdade, diversidade sexual e cultura nordestina foram alguns dos temas abordados nas animações produzidas pelos alunos da UNP. Essas obras não só encantam, mas também provocam reflexões importantes sobre a sociedade.

O lado oculto do racismo
Nessa animação, os estudantes mostram situações cotianas onde o personagem vivencia preconceito, dicriminação e até violência motivada unicamente pela cor de sua pele.

Consumo
Esse trabalho apresenta de forma criativa e inusitada como o consumismo em nossa sociedade do descartável, gera impactos sociais e aumenta os problemas ambientais

Libras
Nessa animação os estudantes utilizam uma música infantil para incentivar o aprendizado de Libras, reforçando a importância da inclusão e de outras políticas afirmativas.
A Equipe
Quem faz parte da Anima Potiguar

Luiz Elson Dantas
Pesquisador e curador do Acervo do projeto. É graduado em Educação Artística e mestre em
Artes Visuais pela UFRN.

Aderbal Andrade
Editor do site animapotiguar.net e professor na UnP - Universidade Potiguar

Ednilton Silvestre
Editor do e-book Anima Potiguar - Especialista em Educação no Ensino Superior e Artista Digital.

Professores e Formato do Projeto
Por sua natureza interdisciplinar os professores de disciplinas como: semiótica, história da arte, metodologia científica, fotografia, expressão visual, animação, design editorial, entre outros, orientavam os estudantes na construção de um paper, artigo cientifico que habilitava aos estudantes na pesquisa acadêmico pra melhor conceituarem suas criações.
O paper seguia regras do modelo utilizado pelos intercom – sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação e as normas da ABNT, sendo apresentado um resumo, introdução, objetivo, justificativa métodos e técnicas utilizadas a descrição dos produtos e programas usados ,o processo de criação e as referencias bibliográficas. Cada ano os projetos tinham um tema que era o tema gerador das pesquisas.
Os projetos eram apresentados a uma banca de professores e convidados, muitas vezes ex-alunos do curso, que avaliavam a obra animada em si, a compressão do tema, o processo de animação, story board , referencias visuais, personagens, cenários, e a exibição e apresentação do projeto.
